Campo Grande começa a aplicar as primeiras doses da vacina contra dengue, em crianças de 10 e 11 anos, já neste domingo (11). O Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde, na manhã de sábado (10), 69.570 doses da Qdenga, sendo 24,6 mil só para Capital.
A secretária municipal de Saúde de Campo Grande, Rosana Leite de Melo, explica que o município adotou como estratégia levar a vacina a áreas de maior vulnerabilidade. Atualmente, o município possui sete bairros com alta incidência.
“Diante do número limitado de doses, nós optamos por disponibilizar a vacina às crianças de regiões que estão com índice alto de dengue. À medida em que novas doses forem sendo enviadas ao município, nós iremos ampliar para as demais regiões”, comenta.
Conforme dados do serviço municipal de Imunização, há aproximadamente 73.500 crianças e adolescentes nesta faixa-etária em Campo Grande.
Se considerar somente as idades preconizadas para receberem a vacina nesta primeira etapa, 10 a 11 anos, o público é de aproximadamente 28 mil pessoas.
![](https://www.aonca.com.br/wp-content/uploads/2024/02/WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.06.55-1024x461.jpeg)
Orientações aos campo-grandenses
Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar novas infecções ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante.
A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.
Público: crianças 10 e 11 anos de idade.
11 de fevereiro, das 7h às 17h.
Locais de Imunização: unidades de saúde
Prosa: USF Noroeste
Anhanduizinho: UBS Dona Neta (abertura 8h)
*Texto com informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).