Pouco após o jornal online A Onça completar 4 anos uma pane no sistema do servidor tirou o site do ar por quatro dias. Na quarta-feira (4) por volta das 9h, nosso programador detectou que o site não estava “respondendo”.
Não houve suporte necessário da empresa responsável pelo servidor e todo arquivo de “backup” se corrompeu, fazendo com que quatro anos de trabalho voltado ao jornalismo feito com base em valores éticos, de transformação social e defesa da cidadania se “perdessem”.
“Foi como se tivéssemos quatro anos de trabalho, jogados fora e no primeiro momento o que senti foi um misto de tristeza com a revolta”, conta a jornalista Liziane Berrocal, editora chefe e idealizadora do jornal.
Segundo a editora, ainda não se sabe se o ataque foi criminoso. “Isso vamos deixar nas mãos do nosso setor jurídico e o foco é continuar contando boas histórias, atendendo mães empreendedoras, trazendo informações e serviços e principalmente denunciando o que muitas vezes a muitos jornalistas não tem coragem de denunciar, em especial na violência contra mulheres e crianças. Nosso jornalismo é plural e vamos continuar. Mais do que pauta, temos coragem”, afirma.
Novo site
Mas a notícia não pode parar e o jornalismo tem que continuar. “Desde então, trabalhamos incessantemente para que o site voltasse ao ar. Ainda sem suporte da empresa responsável, o tempo foi dedicado em colocar um site do zero no ar”, conta ela.
O programador Josiel Torres, que fez parte da criação desde o início passou então trabalhar em duas frentes. “Temos dois objetivos hoje, recuperar os arquivos que são a história do site e colocar um novo jornal on-line no ar para que nossos fiéis leitores continuem a ter jornalismo de qualidade e comprometido com a verdade”.
E “comemorando” os quatro anos de jornal A Onça, o site está de volta ao ar.