Um episódio envolvendo gatos abandonados que quase acabou em linchamento de um professor aposentado no bairro Bela Vista, em Campo Grande no último sábado (26), acabou despertando um movimento de solidariedade entre vizinhos. Após a repercussão do caso, moradores se mobilizaram para oferecer ajuda aos animais – incluindo ações de castração e cuidados básicos.
A situação veio à tona quando o professor Onei, que há tempos alimenta os gatos da região, foi abordado de forma hostil por algumas pessoas enquanto colocava ração para os animais. Segundo o vídeo divulgado, houve gritaria e ameaças. “É muito difícil você estar fazendo o bem e, em vez de diálogo, receber gritos e desrespeito”, desabafou.
Apesar da tensão, o professor fez questão de agradecer aos que se posicionaram ao seu lado e estão empenhados em buscar uma solução humanitária para os animais. “Quero agradecer de coração a quem se solidarizou. Já tem gente organizando mutirão para castrar os gatos e garantir mais dignidade para eles”, afirmou.
Onei afirma ser vítima de perseguição há anos e que o episódio com os gatos foi só mais uma demonstração disso. “Já fui ameaçado, já chamaram a polícia quando fiz festas para minhas filhas, tudo com um pano de fundo de preconceito. Isso tem nome: é racismo”, denunciou.