Produtores e comerciantes de produtos agroindustriais tem a oportunidade de nesta segunda-feira (11) participarem gratuitamente “Oficina sobre o SISBI do Projeto Consim”. A iniciativa tem como objetivo para ampliar o número de empresas com registro e conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande por meio da Sidagro.
O evento será no dia 11 de novembro, a partir das 8 horas, no Sindicato Rural de Campo Grande – Rua Raul Pires Barbosa, 116, Chácara Cachoeira. A inscrição é gratuita e será realizada no local.
A oficina é oferecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, que tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, permite que a empresa possa comercializar seus produtos em todo o Brasil.
O objetivo é orientar representantes das agroindústrias, médicos-veterinários, responsáveis técnicos, representantes municipais, gestores dos consórcios e equipes técnicas dos serviços de inspeção de Campo Grande e dos municípios consorciados a respeito dos requisitos técnicos e das normas de segurança que as empresas precisam cumprir para se adequar aos padrões exigidos Mapa para obter o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
De acordo com as informações; atualmente, 83 empresas possuem o registro. Outras 131 estão em processo de inscrição.
No entanto, um número bem maior, cerca de 2,3 mil, podem estar aptas a obter o SIM Central MS, conforme registro de Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) do governo federal. Muitas delas podem estar aptas ao SISBI-POA.
“É uma oportunidade para que os pequenos produtores e empreendedores sejam capacitados e com isso possam ampliar o leque de produtos oferecidos. Com isso são amplia-de a geração de emprego e renda, aumenta a arrecadação, ou seja, faz a roda da economia girar. Uma ação como essa pode incrementar toda a cadeia produtiva”, defende o secretário Municipal da Sidagro, Ademar Silva Junior.
Para o titular da pasta, iniciativas como a da oficina são importantes para o desenvolvimento econômico de Campo Grande e para a valorização da produção local.
Projeto Consim
O SIM Central MS foi selecionado em maio deste ano, dentre vários Consórcios no Brasil, para integrar ao Projeto CONSIM do Ministério da Agricultura, com o objetivo de concluir sua adesão ao SISBI. Com isso, os empresários e produtores que tem a inscrição do SIM Central MS poderão aderir ao SISBI e assim comercializar seus produtos não somente na Capital de Mato Grosso do Sul e nos municípios consorciados, como em todo o Brasil.
A oficina que, está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio e pelo Consórcio Central MS, visa orientar tecnicamente os consórcios públicos e seus consorciados para a integração ao SISBI-POA.
O SISBI-POA é obrigatório para agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados comercializar seus produtos em território nacional, ampliando o comércio local e a competitividade das empresas, facilitando o acesso a mercados maiores e incentivando o crescimento econômico.
Serviço:
• O quê: Oficina sobre o SISBI do Projeto Consim
• Quando: dia 11 de novembro, a partir das 8 horas
• Onde: Sindicato Rural de Campo Grande – Rua Raul Pires Barbosa, 116 – Chácara Cachoeira.